29/05/2024 Educação e Cultura

PROGRAMA ESTADUAL DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO: ALFABETIZA TCHÊ

A equipe pedagógica da EMEF Olavo Bilac recebeu oficialmente o Material Didático Complementar do Programa Estadual de Apoio a Alfabetização; Alfabetiza Tchê, conduzido pela Coordenadora Municipal Vanessa Dare Gamba Zanette.

O programa Alfabetiza Tchê tem por objetivo a alfabetização de todos os estudantes do Rio Grande do Sul, na idade certa, ou seja, ao final do 2º ano. O programa faz parte da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração proposta pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal, cujo objetivo é combinar esforços da União, Estados e Municípios para o fortalecimento da alfabetização das crianças brasileiras.
O programa de apoio a alfabetização inclui ações estratégicas para o fortalecimento da formação de professores alfabetizadores, gestão pedagógica das escolas, acompanhamento e monitoramento dos indicadores de aprendizagem, avanço do desempenho nas avaliações externas, entre outros. Os kits do material didático complementar são compostos por livros do professor, livros do estudante de 1º e do 2º ano. O Programa é uma ferramenta importante de apoio ao trabalho dos professores do 1º e 2º anos e de avaliação do processo de alfabetização dos estudantes da rede municipal de ensino, além de auxiliar no planejamento da equipe pedagógica das escolas em prol da garantia do direito que toda a criança tem, de ser alfabetizada na idade certa.