Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
31/07/2023 Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Primeira Etapa de Conjunto de Ações Formativas Acerca da Ciência ABA

Na segunda e terça-feira ocorreu a primeira etapa de um conjunto de ações formativas referente a ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada), com reflexões teóricas e práticas conduzidas pela profissional Diogenes Adelurdes Lo

Na segunda e terça-feira ocorreu a primeira etapa de um conjunto de ações formativas referente a ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada), com reflexões teóricas e práticas conduzidas pela profissional Diogenes Adelurdes Lorenzet da empresa Criare.
Através do contato com a ministrante do curso, os participantes conheceram um pouco mais sobre esta ciência, sobre as funções do comportamento da aprendizagem assertiva, manejos comportamentais, protocolos de avaliação, construção de Planos de Ensino Individuais (PEI), a importância do trabalho com imagens, entre outros. 
A demanda por este conhecimento vem atender as necessidades e os anseios da equipe pedagógica por práticas que auxiliem o trabalho com as crianças, principalmente da educação especial. A próxima etapa seguirá com o acompanhamento das turmas, através da intervenção e apoio deste profissional. 
"Esta concepção está de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva, onde avalia que, os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e  o uso de classificações devem ser contextualizados, não se esgotando na mera especificação ou categorização atribuída a um quadro de deficiência, transtorno distúrbio, síndrome ou aptidão. Considera-se que, as pessoas se modificam continuamente, transformando o contexto no qual se inserem. Esse dinamismo exige uma atuação pedagógica voltada para alterar a situação de exclusão, reforçando a importância dos ambientes heterogêneos para a promoção do aprendizado de todos os alunos. "(p. 09) 
" Se uma criança não consegue aprender de maneira como ensinamos, talvez devêssemos ensinar da maneira como ela aprende". (Igácio Estrada)

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé